15kg a menos, mais saúde e disposição

Por Érica Fonseca

Quinze quilos a menos, mais saúde, muito mais disposição e atividade física como combustível para manter a motivação.

Inspire-se na história do aluno do Studio Fibratech+VidAtiva Fernando Fernandes, e acredite no poder da sua vontade!

O bancário de 35 anos, que por um bom tempo praticou esportes, como Moutain bike – e chegou até a participar de competições como o Iron Biker – deixou que a rotina de trabalho e as desculpas como a falta de tempo e o cansaço dessem espaço para o sedentarismo.

Chegou a ganhar quase 20kg e a sua rotina era totalmente desregrada: refeições pobres em nutrientes (fast food, refrigerante, muita carne vermelha, bebida alcoólica constantemente), pouca disciplina com horários, além de grandes intervalos entre uma refeição e outra.

A indisposição para o cotidiano e a sensação de cansaço constante o incomodavam muito.

A carga exaustiva no trabalho também foi um dos fatores que contribuíram para que Fernando apertasse o ‘botão de alerta’:

Como trabalho no mercado financeiro, o impacto do cenário econômico adverso dos últimos 2 anos contribuiu bastante para o aumento da pressão por resultados, o que elevou consideravelmente meu nível de stress. Noites mal dormidas, falta de energia durante o dia, fadiga física e mental eram uma constante.

Incentivo

Faltava ânimo e coragem para que Fernando retomasse os exercícios e a rotina saudável.

E um sentimento de frustração o rondava, por ter se tornado um sedentário, já que antes praticava esporte e apresentava boa forma física.

O momento decisivo para que ele desse o primeiro passo e mudasse de atitude foi o incentivo de um amigo.

Um dia encontrei um amigo no supermercado, que tinha ‘virado o jogo’ praticando funcional e corrida. Os carrinhos de compra estavam totalmente antagônicos. O dele com várias verduras, legumes e sucos. O meu com cerveja, carne e salgadinhos… Rimos muito da cena e alguns dias depois, por incentivo dele, comecei a me exercitar.

Disciplina e determinação

E apesar das dificuldades e das questões psicológicas, que para Fernando são as mais difíceis, ele seguiu firme.

Primeiro ele estabeleceu uma meta, voltar aos 75kg.

Estabeleceu também metas para o desenvolvimento dos exercícios (por exemplo: começou traçando o objetivo de dar uma volta na UFJF, correndo).

A disciplina foi fundamental: melhorou significativamente a alimentação (quantidade e qualidade); manteve, mesmo com sacrifício, a frequência dos exercícios; e,  principalmente,  trocou a atitude mental negativa pela positiva.

Ele começou sozinho, correndo. Em poucas semanas, introduziu o treinamento funcional, com objetivo de melhorar a dinâmica da corrida e ajudar no emagrecimento. O que foi determinante para acelerar o processo, além da alimentação saudável.

Orientação

Além da sua determinação, Fernando ressalta como a importância dos profissionais de atividade física o ajudaram nesse processo.

Hoje, ele alterna o treinamento funcional com a corrida e, quando que sobra um tempo, vai pedalar.

No Studio Fibratech + Vidativa tive o prazer de conhecer o professor Daniel. Durante essa trajetória que completará um ano, é ele quem me acompanha,  me dá dicas valiosas no tocante à coordenação, resistência, equilíbrio, agilidade. E, principalmente, sobre flexibilidade (meu ponto fraco) e gasto calórico (minha meta inicial).

Sempre presente, ele proporciona muita segurança na execução dos exercícios. Não deixa dúvidas sobre o desempenho correto , caso contrário o ‘puxão de orelha’ é imediato”.

 

Os benefícios e a motivação

Os benefícios da prática da atividade física regular são inúmeros e de rápida percepção:

  • melhoria do bem estar geral;
  • maior motivação para as tarefas diárias;
  • redução da irritabilidade;
  • melhoria da qualidade do sono;
  • redução da sensação de fadiga;
  • aumento da capacidade de concentração.

O segredo para atingir os objetivos e manter a motivação?

Para Fernando, primeiro é preciso romper a inércia e não se deixar levar pelas desculpas. Depois, estabelecer uma meta e imprimir disciplina.

Não precisa ser aquele atleta treinando para os jogos olímpicos, mas um pouco de disciplina é fundamental.  Alimente-se bem e não falte aos treinos, mesmo que no inverno seja insuportável e a segunda-feira interminável. Tenha sempre atitude mental positiva. Garanto que à medida que se evolui, o corpo pede mais e mais…

E quando estiver próximo de alcançar seu objetivo, trace outro! Ele ainda quer perder mais alguns quilinhos e se prepara para correr a meia maratona do Rio de Janeiro, em 2017! Alguém duvida que ele estará preparado até lá?

E você? Como está a sua vida? Seus planos? Seu ânimo? Valorize-se, preze pela saúde e bem estar e trace também as suas metas!
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