Alimentos que dão energia e disposição no dia a dia

A rotina puxada e a correria do dia a dia podem ser um empecilho para se alimentar bem e manter uma rotina saudável. Muitas vezes só sobra tempo para comer industrializados, lanches improvisados ou mesmo pular refeição. Porém, se você tem tantas atividades assim, deveria se alimentar ainda melhor! Uma alimentação balanceada é essencial para oferecer os nutrientes que você precisa para ter energia o dia todo.

O corpo humano é como uma máquina que precisa de combustível para se manter funcionando. E esse combustível vem dos alimentos e seus nutrientes. Por isso, é tão importante escolher bem o que você vai ingerir e de que forma a sua alimentação pode fazer o seu corpo funcionar melhor.

A nutricionista Mary Tabet explica que é importante ter uma dieta equilibrada durante todo o dia, pois não será apenas um alimento que irá garantir a sua disposição. O mais importante em uma dieta é a regularidade e o equilíbrio. Não adianta comer super bem no café da manhã, mas esquecer de almoçar.

Alimentos que dão energia

Apesar de não existir nenhuma comida milagrosa, algumas funções dos nutrientes presentes em determinado alimento podem ajudar a manter a energia. Como é o caso do espinafre e da beterraba. Eles são ricos em nitrato, substância que age sobre a mitocôndria (organela responsável pela respiração celular), fazendo-a trabalhar de modo mais eficiente. Dessa maneira, perde-se menos energia durante um exercício físico.

Outro componente que ajuda no fornecimento de energia é o magnésio, mineral presente em amêndoas, castanhas-de-caju e avelãs. A ciência já descobriu que ele participa do processo de transformação do açúcar presente na circulação sanguínea em energia. Assim como o fósforo, também fundamental para a formação da reserva de energia do corpo, encontrado em carnes, peixes e ovos.alimentos que dão energiaAs vitaminas presentes em frutas também são recomendadas para evitar o desgaste causado pelo estresse e cansaço. Algumas vitaminas contribuem para o melhor aproveitamento de outros elementos indispensáveis quando o assunto é o estoque de energia. A vitamina C, presente na laranja, acerola e morango, tem um importante papel na absorção do ferro. Esse mineral é essencial para o bom funcionamento da hemoglobina, pigmento cuja função é a de transportar o oxigênio pelo corpo.

Melhorando a alimentação no dia a dia

Entre todos os alimentos citados como benéficos para garantir aquela energia durante o dia, todos são alimentos naturais, como legumes e frutas. Segundo Mary Tabet, essa é a principal orientação para quem quer uma dieta mais saudável.

“Existem muitas possibilidades na alimentação, mas o importante é levar em conta o que o corpo precisa. E para isso, precisamos fazer uma avaliação completa do paciente. Mas o que posso orientar é que na dúvida, opte sempre pelo mais natural. Os melhores alimentos não têm rótulos.”

Outra dica que Mary dá é sobre organização na rotina. Para conseguir seguir o planejado, é preciso primeiro planejar! Parece óbvio, mas muita gente deseja melhorar a dieta, mas não se organiza pra isso.

“Se a pessoa sai de casa cedo e só volta a noite, ela tem que tirar algum horário na noite para preparar as refeições do dia seguinte ou pela manhã, antes de sair. Levando o que você precisa dentro da bolsa fica mais fácil. Se não tem nenhuma opção de lanche alternativo ou um sanduíche, o mais fácil sempre é o industrializado, que não trás nenhum benefício em relação aos nutrientes. Pelo contrário, pode justamente causar a sensação de estar empasinado.”