5 dicas para uma vida longe do sedentarismo

Não há dúvidas que ter uma vida longe do sedentarismo é um desafio para alguns. Seja por conta da procrastinação para começar, do desânimo para manter o ritmo ou ambos. Hoje vamos ensinar 5 dicas para você que quer finalmente se tornar ativo fisicamente. Você vai aprender as estratégias definitivas que vão te deixar longe do sedentarismo.

Programe-se antecipadamente

Por mais simples que pareça, existem comprovações científicas de que se você decide antecipadamente que vai a academia, você aumenta suas chances de sucesso. E elas aumentam ainda mais quando você expõe isso para alguém.

Pesquisadores fizeram um experimento para entender este comportamento humano. Dividiram candidatos a uma entrevista de emprego em 2 grupos: o primeiro foi perguntado uma semana antes da entrevista se gostaria de comer uma fruta ou uma fatia de bolo no dia do encontro; o outro foi questionado sobre a mesma questão apenas no momento da entrevista.

A decisão pela fruta foi muito maior quando os candidatos escolheram antecipadamente. A nossa dica, então, é você decidir o dia e a hora que você vai a academia antes de começar a sua semana, se programando melhor.

Crie a oportunidade perfeita

Imagine-se em um cenário onde você acorda e a sua roupa para exercícios já está separada juntamente com os seus tênis. Além disso, o seu café da manhã já está prontinho na geladeira esperando por você. E para completar, o seu amigo já enviou uma mensagem avisando que te encontra em 20 minutos na academia.

Percebe como fica mais fácil para você sair de casa e ter um excelente treino? Quando você cria uma oportunidade favorável para a prática de exercício, fica muito mais fácil agir. Quando você não tem que tomar decisões como a roupa que vai usar, o que vai comer e que horas você vai, tudo flui de uma forma simples.

Utilize a razão

Grande parte das decisões que tomamos no dia a dia são emocionais e não racionais. Se estivéssemos usando a razão para guiar nossas escolhas, praticar exercícios e ter uma boa alimentação não seria problema para ninguém. Afinal, você já deve estar mais do que ciente do quanto o exercício faz bem para a sua saúde e te faz viver mais.

E como podemos usar o nosso lado racional? Uma escritora americana, chamada Mel Robbins,  desenvolveu um método definido como “Regra dos 5 segundos”.  Ele consiste em fazer uma contagem regressiva de 5 à 1 e entrar em ação assim que terminar a contagem.

A ciência por trás disso é que com essa ação você acessa o lado racional do cérebro. Parece simples demais para ser verdade, né? Então siga a recomendação que a autora dá em seu livro: aplique o método por uma semana e veja você mesmo os resultados que isso vai gerar.

Busque o prazer do exercício 

Pessoas que se exercitam só por estética e beleza tem mais chances de desanimar no meio do caminho. Geralmente quem sustenta a prática de exercício regular, são aqueles que buscam saúde, bem estar e prazer. Isso não abandona os resultados estéticos, mas é uma questão de foco.

Se você não tem o mínimo prazer em nenhum tipo de exercício que já fez, provavelmente é porque ainda não encontrou o certo para você. Na Fibratech por exemplo, nós temos diversas modalidades de treino como TRX, Abdominal, Funcional, Natação, entre outras. Além disso, você pode fazer um treino de musculação personalizado para você.

Com certeza uma das opções que oferecemos vai te trazer prazer. Basta apenas você encontra a sua preferida!

Encontre um companheiro de treino 

O comprometimento social é um dos gatilhos mais fortes que temos. É aquele simples fato de ter alguém para contar com a sua presença. Se você ainda não tem um amigo que te acompanha na academia, está na hora de você trazê-lo para a Fibratech. Aqui nós podemos até prescrever um treino para que vocês façam juntos no mesmo horário.

Aproveite a campanha Abrace um Sedentário e ainda fature mais dias no seu plano indicando esse amigo!

Como começar? 

Coloque em prática essas 5 dicas que passamos nesta postagem por pelo menos 15 dias. Com esse tempo você vai adquirindo novos hábitos, cada vez melhores e duradouros. Agora é com você, larga o celular e vem ter a melhor hora do seu dia com a gente!