Quais exercícios você deve fazer para viver mais?

Os exercícios físicos que você faz na academia refletem diretamente nos seus resultados. E isso vale para o ganho de massa muscular, a perda de gordura e para a melhora da sua saúde. Tudo isso reflete no seu tempo de vida.

Mas será que existe algum exercício específico para viver mais e melhor?

Uma boa e uma má notícia

Estatisticamente falando, você provavelmente conhece ou vai conhecer alguém que: 1) Tenha pressão alta; 2) tenha uma cardiopatia; 3) tenha diabetes; ou 4) seja obeso.

Sabe o que esses 4 grupos de pessoas têm em comum? Elas costumam viver menos do que pessoas saudáveis. As doenças cardíacas e do aparelho circulatório são as principais causas de morte no país, de acordo com o SUS.

Porém, a boa notícia é que todas elas podem e devem ser tratadas. Uma notícia melhor ainda é que exercício físico é uma das principais ferramentas para o tratamento e prevenção dessas doenças.

Exercícios para viver mais

Musculação ou aeróbico?

Você já sabe que atividade física pode salvar vidas, mas qual exercício especificamente você deve fazer? Uma pesquisa feita em 2018, mostrou que se você faz só musculação, você já tem 24% menos chance de mortalidade por todas as causas. E mais impressionante ainda, é que se você combinar a musculação com o exercício aeróbio você reduz em 48% o seu risco de mortalidade por todas as causas.

Então, isso indica que você reduz praticamente pela metade o seu risco de mortalidade só com a prática de exercícios. Caso você faça uma boa rotina de exercícios, você pode ganhar 10 anos ou mais de vida.

Sendo assim, é extremamente recomendado para qualquer pessoa que ela faça tanto o exercício aeróbio quanto a musculação. O seu exercício aeróbio não precisa ser horas de esteira ou bicicleta se você não gostar. Você pode fazer aulas como Ciclismo Indoor, Kangoo, Zumba ou Burn Class.

Não gosto de musculação, e agora? 

Caso você não goste de musculação, você tem duas opções:

1) Vem pra Fibratech ver como musculação aqui é diferente.

2) Faça aulas que se assemelham com os exercícios de musculação, como TRX, FCT, Pilates Solo, Power Local ou Abdominal.

Para começar hoje mesmo

Para você que quer começar hoje mesmo e não sabe por onde, vamos mostrar alguns exercícios que estimulam o seu condicionamento aeróbico, enquanto trabalham o seus músculos de maneira eficiente. Levando em conta que o ideal é unir exercícios aeróbios com a musculação.

Ressaltando que essa é uma sugestão para quem quer começar, mas você deve sempre ter um profissional prescrevendo o seu treinamento de maneira específica e personalizada

  1. Remo: apesar de ser um exercício excelente para condicionamento aeróbio, ele trabalha de maneira efetiva as musculaturas dorsais (costas) e inferiores (pernas, coxas e glúteos).
  2. Agachamento: um exercício que envolve grande parte do sistema muscular do corpo (pernas, coxas, glúteos e o tronco). Sua execução pode deixa-lo com características aeróbias, porém com a inclusão de uma sobrecarga o torna um exercício eficiente para o trabalho muscular. Para quem está começando, apenas o peso do corpo já pode ser uma sobrecarga adequada.
  3. Burpee: o que transforma este exercício em um trabalho focado em condicionamento aeróbio é a velocidade em que você executa. Caso você esteja começando, até fazendo lentamente já é o suficiente para suar a camisa. Um exercício bem completo, pois envolve os maiores grupamentos musculares do corpo humano.
  4. Prancha: é um exercício bem focado para o core (musculaturas do tronco), e deve ser feito principalmente para fortalecer os seus músculos posturais. Mesmo sendo um exercício isométrico (contração muscular contínua), você obtém tanto o fortalecimento muscular quanto o estímulo de condicionamento aeróbio.

Para unir estes exercícios, você pode fazer em um circuito (ex.: 5 séries de 30” cada exercício), ou fazê-los até em número de repetições (ex.: 3 séries de 20 repetições de cada exercício).

Exercícios para viver mais

Vamos propor agora um exercício para você fazer com alguém que você gosta muito! Com o propósito de reverter o quadro de sedentarismo do país, lançamos a campanha Abrace um Sedentário. Se você conhece alguém que sofre de alguma doença que falamos, não tem uma boa saúde e qualidade de vida ou precisa sair do sedentarismo urgente, faça esse exercício para casa!

Entre em contato com essa pessoa, convida ela para conhecer a Fibratech mais próxima da sua casa ou trabalho e incentive ela a se matricular hoje mesmo na academia! Fazendo isso, você garante mais anos de vida para essa pessoa, garante uma companhia nos treinos e ainda 15 dias a mais ao final do plano de vocês. E a pessoa que matricular tem 50% na taxa de adesão.

E o melhor desse exercício: quanto mais você indicar, mais dias você ganha! Dias de vida e dias no seu plano! Isso mesmo, a promoção é acumulativa. Como resultado de você fazer o seu dever de casa, nós certamente faremos o nosso.